Número total de visualizações de páginas

domingo, 27 de novembro de 2011

Mamoplastia, em que consiste?

A Mamoplastia de aumento é uma cirurgia simples, que consiste na realização de uma pequena incisão pela qual se introduz a prótese. Para inserir e posicionar as próteses podemos utilizar vários tipos de incisão: a periareolar, que se faz à volta da auréola ou a axilar, ao nível da axila. Em ambos os casos, a incisão é muito pequena pelo que a cicatriz posterior torna-se quase invisível.

Através desta abertura, o cirurgião cria uma cavidade onde irá ser alojada a prótese, directamente debaixo do tecido mamário ou debaixo do músculo peitoral. Colocam-se uns tubos de drenagem e umas vendas que se retirarão em poucos dias.

A Mamoplastia de Aumento realiza-se normalmente com anestesia geral e, em alguns casos, com anestesia local com sedação, de acordo com o critério médico. A intervenção dura de 1 a 2 horas e o resultado é visível de imediato. A paciente permanece na clínica normalmente 1 dia sendo examinada posteriormente pelo seu cirurgião. 

A Mamoplastia de Aumento ajuda a melhorar o tamanho e a forma do peito feminino. É a intervenção ideal para mulheres com o peito excessivamente pequeno, para correcção da diferença de tamanho entre ambos os seios e para reafirmar os peitos caídos depois da amamentação. Com esta cirurgia conseguimos aumentar o tamanho dos seios uma ou várias medidas, introduzindo umas próteses mamárias. Existem várias técnicas cirúrgicas e será o cirurgião quem aconselhará a paciente sobre a mais adequada, baseados na forma dos seios, na anatomia e na qualidade da pele.

Os resultados são visíveis de imediato, pois os seios ficam logo mais firmes e com a consistência e forma normal.

Os pensos retiram-se em poucos dias, sendo que depois, a paciente vai ter de usar um soutien especial. Os pontos tiram-se a partir da primeira semana, e os possíveis incómodos controlam-se adequadamente com medicação prescrita pelo cirurgião plástico.

Geralmente, nas duas primeiras semanas, a zona intervencionada pode apresentar um ligeiro inchaço que diminui na terceira semana. É normal sentir incómodo ao mover os braços, mas desaparecerá lentamente. A paciente poderá regressar ao trabalho em poucos dias. Deve apenas evitar levantar objectos a cima da linha da cabeça ou fazer movimentos bruscos durante 2 a 3 semanas 
 
Quanto tempo dura a prótese?

Não se consegue definir um tempo fixo com precisão, já que pode variar consideravelmente e também depende da idade de quem recebe o implante, pois alguns podem durar toda a vida. Actualmente as próteses que se utilizam são de muita qualidade e de uma grande resistência. No entanto, deverão ser levadas a cabo algumas revisões, indicadas pelo cirurgião, para analisar qualquer anomalia.
 
Existem riscos?  
No aumento do peito a complicação mais frequente é o encapsulamento, que ocorre quando a cicatriz interna que se forma à volta do implante e se contrae em excesso, fazendo com que a mama fique mais dura. Mas este problema tem solução: ou se retira essa cicatriz ou se muda a prótese. 
 
A prótese pode se romper com uma pancada ou rebendar no avião?  
A prótese só se poderá romper em caso de um acidente muito grave, e nesse caso haveria que trocá-la imediatamente. Sem duvida, este episódio é muito improvável. E em relação à explosão no avião é totalmente falso.
 
Posso amamentar?  
Habitualmente, a mamoplastia não interfere na possibilidade do paciente dar de mamar no futuro. Só em casos específicos e por motivos que nada tem a haver com a intervenção tal não será possível. 
 
Existe alguma contra-indicação?  
Como qualquer outra intervenção, esta é desaconselhada ao paciente que sofra de alguma doença que possa interferir com a operação. Dai serem indispensáveis os exames pré-operatórios para saber se poderá realizar-se ou não. Também é necessário que a mama tenha terminado o seu desenvolvimento para realizar a intervenção.
 
Ficará alguma cicatriz?  
As cicatrizes, com o tempo, ficam praticamente imperceptíveis. Além disso, mesmo usando um biquini pequeno, ficam totalmente ocultas à vista. 
 
Posso apanhar sol em top-less?  
O sol não é aconselhado para as cicatrizes, ainda assim, se forem tomadas todas as protecções, é possível a partir da terceira semana apanhar sol sem a parte superior do biquini, protegendo a cicatriz dos raios solares.
 
As próteses interferem numa mamografia?  
Não interferem em absoluto, as mamografias são igualmente fiáveis e não há necessidade de aumentar a sua frequência. O único pormenor é que as próteses podem tapar zonas, pelo que há que aumentar a projecção da mamografia.

14 comentários:

  1. ola NDS tudo bem?esta kase a xegar o meu dia,se penso fico logo anciosa mas nervosa com medo...olha uma coisa kal a morada da clinica uniplastica de famalicao?e k na net da me duas diferentes,tenho medo de depois xegar ao dia e ir ter ao lugar erado...na net da me estas moradas:Rua São João Deus Ed D.Sancho I, 1º -s E
    4760-162 Vila Nova de Famalicão. e esta:Av. Descobrimentos, Ed. Las Vegas, nº 73
    4760-011 V.N. Famalicão.ja agora onde fica a clinica para a consulta no porto?e a k esta no site do dr?
    Rua Costa Cabral, Nº 777 Loja 9
    4200-224 Porto.bjs e obrigada Marlen

    ResponderEliminar
  2. Olá !!!

    Em Famalicão não sei a morada, mas é fácil!!! Fica junto dos Bombeiros Voluntários de V.N de Famalicão...um prédio novo, junto a rotunda...nem tem como enganar :)

    Vai correr bem, não te preocupes, mas é natural essa ansiedade :)

    Beijinhos
    NDS

    ResponderEliminar
  3. Olá NDS!
    Tenho mamoplastia de aumento marcada para o próximo dia 23 com o Dr.Edgardo Malheiro. Esta já é a minha segunda cirurgia, pois realizei uma anteriormente,com outro cirurgião, sendo que o resultado não foi o mais satisfatório. O meu peito era bastante pequeno e assimétrico, sendo que um dos seios era inexistente. Foram-me colocadas próteses de 150ml e 230ml no peito esquerdo e direito respectivamente. O pós operatório foi muito complicado pois tinha muito pouco tecido e embora as próteses não fossem grandes, as dores foram muitas. O maior problema reside na natureza das próteses: são da PIP marca que foi retirada do mercado. Todo o processo da minha anterior cirurgia foi um tanto-ao-quanto estranho. Desde o médico deixar a clínica e mudar-se para o estrangeiro sem sequer comunicar aos pacientes, ao facto de nunca me ter dado opção de escolha quanto ao tamanho dos implantes.. Até à situação das próteses serem "falsificadas" (foi desta forma que posteriormente o cirurgião substituto me expôs a situação). Eu era na altura muito nova, tinha apenas 18 anos e fui bastante ingénua.
    Decidi agora substituir os implantes pois o medo que algo corra mal é constante e por mais que me digam que pode não ocorrer nada de mal, o facto é que isto não me sai da cabeça.
    Bem este texto todo para dizer que, estou bastante apreensiva para com a cirurgia. É certo que já conheço o processo, mas só de pensar no que sofri na primeira cirurgia, até tremo. Para além disso temo que algo corra mal, faço todos os cenários possíveis na minha cabeça e, com o aproximar do dia, a ansiedade aumenta. Outra coisa que me preocupa é o tamanho. O que tenho actualmente é muito muito pouco e ninguém diz que fiz qualquer cirurgia. Eu meço 1.70m e peso 54kg, o Dr. Edgardo começou por me sugerir 500ml, mas achei exagerado.. Estou agora em dúvida entre os 400ml e os 450ml, sendo que qualquer dos tamanhos que escolha, no peito direito terá de ser sempre superior ao esquerdo devido à assimetria que possuo. Gostaria de saber a tua opinião, pois o teu peito para mim ficou sensacional, era mesmo esse o resultado final que gostava de ter. Gostaria também de obter algum feedback à cerca do tratamento do Dr. Edgardo e de todo o processo em si.
    Peço desculpa pelo longo texto e espero que tenhas paciência para ler tudo!
    um beijinho e obrigada =)
    Bárbara

    ResponderEliminar
  4. ola barbara,eu tambem tenho a minha cirurgia dia 20 tambem fico nervosa so de pensar mas eu inda nao fui a primeira consulta pois estou fora do pais e so vou a consulta no dia anterior a cirurgia,estou anciosa por saber quanto ele me aconselha a colocar....mas tambem tenho muito medo do pos operatorio...bem axo que estamos em boas maos,pensamento positivo,boa sorte
    Marlen

    ResponderEliminar
  5. Olá Barbara :)

    Bem, foi realmente uma situação complicada a tua, mas penso que finalmente vais poder resolve-la!!!

    Quanto ao tamanho, acho que 500 ml também é muito! Eu tenho 1.73 e 58 kg e coloquei 410 ml..ficaram muito bem, contudo, se tivesse menos um pouco também não tinha mal! Eu também tinha muito pouco...32 B, nem sei ao certo, mas eram muito pequenas para a minha estatura. Penso que para ti dentro dos 400 ml deve ser o suficiente visto que és mais baixa...contudo, não sei se és larga de ombros, o peito que já tens...há varias coisas importante para decidir o tamanho!

    De qualquer modo, leva várias fotos de tamanhos de peito que te agradam...imprime a minha se quiseres e mostra ao Dr. Edgardo para ele ver o que pretendes exactamente, pelo menos no tamanho...pois quanto a forma, depende da forma do peito que já tens!!

    O tamanho a colocar é de facto uma grande dor de cabeça e visto que já passaste por um processo que não correu bem, fala e "refala" com o Dr. Edgardo até ele saber exactamente o que pretendes e ele te esclarecer todas as tuas duvidas!!

    Escolheste bem o cirurgião, não tenho qualquer duvida que vai correr bem desta vez :)

    Boa sorte menina!!
    Bjs
    NDS

    ResponderEliminar
  6. Marlen!!

    O dia está a chegar :) boa sorte, vai correr muito bem!! Passa por aqui e conta a tua experiência :)

    Beijinhos
    NDS

    ResponderEliminar
  7. Olá NDS, obrigada pela tua resposta! Pois o tamanho é muito importante e não quero voltar a sentir me triste com o meu peito, mais uma vez. Honestamente não sei ao certo como será o meu peito sem os implantes que tenho. Quando fiz a primeira cirurgia pesava mais 13 kg que actualmente e segundo o Dr. Egardo, faz com que provavelmente ainda tenha agora menos volume ( que já era praticamente nada). A cirurgia é na próxima sexta feira, mas é certo que antes da cirurgia ainda tenho de falar com ele. Diz me uma coisa, no dia da cirurgia o Dr. Conversou contigo antes de ires para o bloco? Ou já tinham decidido o tamanho?

    Marlen, o Dr. Edgardo é muito simpático e profissional, tenho a certeza que vais gostar! E depois vem cá contar como foi a tua experiência :) mas tenho a certeza que irá correr bem :)

    Um beijinho às duas :)
    Bárbara

    ResponderEliminar
  8. Olá NDS, é a Bárbara novamente :)
    Decidi vir deixar o meu testemunho sobre a cirurgia.
    A minha cirurgia foi no passado dia 23 de Dezembro. Cheguei à clinica pelas 8:30h da manhã, era a primeira cirurgia. Fui logo encaminhada para uma sala onde troquei de roupa e de seguida entrei no bloco. Estive ainda alguns minutos a conversar com o anestesista e seguidamente com o Dr.Edgardo, depois foi-me administrada a anestesia e "apaguei". Quando acordei já estava lá a D.Laura que é excepcional, fui muitíssimo bem tratada na clinica. Levantei os cobertores e honestamente não me lembro muito bem do que vi, ainda estava meia a dormir.. Passado algum tempo a D.Laura ajudou me a vestir e vim para casa.Pelo meio la tive algumas quebras de tensão e desmaiei. O que é perfeitamente normal. Nos primeiros dias tive algumas dores, mas perfeitamente suportaveis, apenas tomei medicação durante os 3-4 primeiros dias.
    Hoje o meu peito ja tem melhor aspecto, tenho apenas um pequeno contratempo: um hematoma que precisou de ser drenado e que ainda nao desapareceu completamente. Contudo o Dr.Edgardo é excepcional e ja me recebeu duas vezes devido a esta situação, descansando-me e dizendo que nao é nada de grave, e para, sempre que precisar ligar e até ir lá. O Dr. deixa-nos completamente à vontade e sinto-me muito apoiada. Falta dizer que o Dr. optou por me colocar 450ml em cada peito, diz que era o tamanho que mais me favorecia. Ainda nao sei o que penso sobre isso, há dias que me parecem grandes, outros parecem-me pequenas :) ai a minha cabeça! :P

    Marlen, como correu a tua cirurgia?

    Um beijinho grande para as duas e espero que o meu testemunho seja útil!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá, eu sou a Pat. Estou mesmo a pensar colocar implantes e já vi pelo teu testemunho que correu bem, e agora como estás? Já gostas mais, e se nao te importas de me dizer quanto tempo esperas-te para ser operada e quanto te custou?
      Quero imenso, mas tenho mt medo também.
      Obrigada,
      Pat.

      Eliminar
  9. Olá Pat :)

    Sim comigo correu tudo bem e neste momento posso dizer que tenho o peito como sempre sonhei. Estão muito bem mesmo e eu estou muito feliz :)
    Eu esperei menos de um mês pela minha cirurgia, porque na clinica me fizeram um "jeitinho" para ser operada o mais depressa possivel, porque eu tinha proteses PIP e queria retira-las o quanto antes.. Senão esperava 2 meses, mais ou menos..
    Paguei 2.850€ com tudo incluido, menos o soutien e a primeira consulta. Fiz com o Dr. Edgardo Malheiro na clinica Uniplastica.
    É normal teres medo, mas acredita que vale muito a pena :)

    beijinho

    Bárbara

    ResponderEliminar
  10. Olá meninas,gostei dos vossos comentários,e da força que passam para quem pensa em aumentar o peito. Eu em 2010 fiz uma redução mamária porque perdi mais ou menos 50kg, mas agora acho-as pequeninas e largas, não sei se vai ser possível fazer o aumento que tanto desejava.

    ResponderEliminar
  11. Ola meninas... Tal como voces eu tambem decidi aumentar o peito. E tambem vou faze lo com o doutor Edgardo Malheiro em Famalicao... A minha maior duvida e em relacao ao tamanho, pois nao sei se coloco 300ml ou 350ml, mas quando chegar ao dia logo me decido... Ja fiz a consulta com o doutor e acho que ja esclareci todas as duvidas que tinha... O meu grande dia e a 19 de Novembro, e quanto mais se aproxima, mais nervosa fico, so espero que corra tudo bem... Obrigada a todas, pois foi nos vossos comentarios que ganhei forcas para tomar esta decisao.

    ResponderEliminar
  12. Boa sorte Filipa! Estas em boas mãos :) Depois do grande dia, passa por aqui, e conta como foi!!!
    Beijinho
    NDS

    ResponderEliminar
  13. ola alguem ja fez alguma abdomnoplastia com o dr edgardo ? como correu? quais as espectativas ? os resultados sao dentro dos esperados ? a recuperaçao é dificil ? pff alguem me responda

    ResponderEliminar